sábado, 11 de fevereiro de 2012

Bancos indígenas

A cultura indígena, hoje perde cada vez mais espaço para novas tecnologias, ou novas usinas, e infelizmente ainda não aprendemos tudo oque podíamos aprender com ela, uma das culturas mais sustentáveis em seu modo de vida, nos fornece a muito tempo, um ótimo exemplo de móvel sustentável (móvel, isso mesmo!) e hoje reservo este post para seus bancos lindamente trabalhados a mão carregados de simbolismo e representatividade:

Desenho de banco arqueológico em cerâmica com decoração incisa, semelhante à Marajoara. Acervo do Museu Etnográfico de Berlim. Desenho: Garth Dening.


Podemos dizer que as primeiras peças de móveis encontrados no Brasil, seriam as poucas peças de nativos ameríndios que existiam antes de 1500, e os móveis principal seria bancos, encontramos alguns espécimes no "museu brasileira da casa" com a exposição "Bancos indígenas - Entre a Função e rito ", uma coleção de 58 bancos indígenas brasileiros que fazem parte da coleção de Rubem Pereira de Ávila.




Banco em forma de tamanduá com grafismos em preto, povo Mehinako, Parque Indígena do Xingu, Mato Grosso, autoria do artesão Uruhu.
Alt: 40,8 cm. Larg: 33,7 cm. Prof: 116,5 cm. Foto: Domingues.

Banco em forma de mamífero não identificado com desenhos no padrão chamado Waraiwataha (rabo de guariba), povo Yudjá, Parque Indígena do Xingu, Mato Grosso.
Foto: Domingues.

Banco em forma de tatu, povo Mehinako do Parque Indígena do Xingu, Mato Grosso. 
Alt: 36,9 cm.  Larg: 30,5 cm. Prof:60 cm. Foto: Domingues.

Banco em forma de tamanduá, povo Mehinako, Parque Indígena do Xingu, Mato Grosso, autoria do artesão Uruhu.
Alt: 38,4 cm. Larg: 22,3 cm. Prof:110,5 cm. Foto: Domingues.

"Sim, para os índios, os bancos representam uma ponte para o sobrenatural, mas para nós poderia ser uma ponte para uma cultura em que a vida não se dissocia da natureza, e muito menos da arte."
Adélia Borges, diretor do "Museu da Casa Brasileira

Para mais informações: http://mcb.org.br/index.asp

Nenhum comentário:

Postar um comentário